Jardim Bem-te-vi

JARDIM WALDORF

para CRIANÇAS de 4 a 6 ANOS

segunda a sexta

Turma: no máximo 16 crianças com 2 professoras

 

Um lugar onde crianças expressam sua criatividade, socializam e se encantam com a beleza das grandes e das pequenas coisas.

Espaço de criar, venerar e se expressar.


 "A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano." - Rudolf Steiner


Atividades: Nossas atividades são baseadas na Pedagogia Waldorf, as crianças brincam em um ambiente tranquilo e acolhedor, tem contato com a natureza, onde podem desenvolver seus valores e suas capacidades, estimulando sua auto-estima em harmonia com o seu desenvolvimento intelectual. Os brinquedos são de materiais naturais e simples e é incentivado o brincar livre, mantendo-se um ritmo diário com rodas, contação de histórias e outras atividades.

No primeiro setênio a professora do Jardim conduz a criança a socialização, preservando seu mundo interior. Incentiva sua criatividade e imaginação, além da aquisição de bons hábitos de vida: ritmo, disciplina, e respeito para com os outros. Nesta fase da criança educação é o exemplo.

(mais informações sobre como funciona um Jardim, o educador waldorf e sobre os princípios da Pedagogia Waldorf na página: Tesouros sobre educação)

 

Alimentação: Nossos lanches e refeições são elaborados com verduras orgânicas e cereais integrais diversos. O cardápio é acompanhado por nutricionista. Nos preocupamos em oferecer alimentos saudáveis, evitando doces, principalmente no período da manhã.

 

Algumas das vivências oferecidas: 

- Marcenaria, descobrindo a madeira e o bambu

- Culinária, despertando os sentidos

- Horta Orgânica, sentindo a terra 

- Feltragem, transformando a lã

- Música, afinando os ouvidos

 

Para as crianças do último ano no jardim: 

 

- Vivência de musicalização com aulas de kantelê


 MANHà

1/2 período: das 08:00 às 12:00 hs. 

manhã c/ almoço: das 08:00 às 12:30 hs. 

intermediário: das 08:00 às 15:00 hs. (com almoço)

 

 TARDE 

1/2 período: das 13:30 às 17:30 hs. 

intermediário: das 10:00 às 17:30 hs. (com almoço)

 

 SEMI-INTEGRAL 

Horário: das 08:00 às 16:00 hs. (com almoço)

 

 INTEGRAL 

Horário: das 08:00 às 17:30 hs. (com almoço)

 

NÃO COBRAMOS TAXA DE MATRÍCULA E NEM TAXA DE MATERIAL

todos os custos já estão incluídos nas parcelas mensais


A maturidade da criança para ingressar no jardim da infância, onde vai ter que aprender a conviver socialmente, mostra-se à medida que ela sabe lidar com o “tu”, em torno dos três a quatro anos de idade. Também é o momento em que as primeiras características do pensar se ampliam, mostrando uma grande mobilidade de pensamentos que podem se unir arbitrariamente, nem sempre fieis à realidade exterior: chama-se fantasia infantil. Muda todo o mundo de brincar da criança, que é influenciado intensamente pela imitação e pela fantasia. No ambiente corpóreo se apresenta uma crescente capacidade no uso dos braços e das mãos como também um domínio no uso da respiração.

 

Ao redor dos cinco anos de idade, ocorre uma nova mudança de comportamento da criança. As brincadeiras se tornam mais ordenadas, numa imitação fiel da realidade vivida pela criança. As perguntas muitas vezes têm um cunho “filosófico” e também aparece a capacidade de compreender o ontem, o hoje e o amanhã, significando um novo passo no despertar do pensamento.

 

No jardim de infância são agrupadas crianças de quatro a seis anos, porque o ambiente e as atividades desenvolvidas atendem a todas as idades, uma vez que a proposta da pedagogia Waldorf para o primeiro setênio é criar um ambiente propício para a formação, e não uma pré-escola com informações ou ensino formal. O jardim de infância, como o maternal, é o prolongamento do lar e não uma “ante-sala” do ensino escolar. Assim como numa família onde irmãos de idades diferentes educam-se mutuamente, também as crianças de jardim de infância, em grupos de idades mistas, têm essa mesma oportunidade.

 

No âmbito corpóreo, as crianças de cinco e seis anos mostram maior habilidade no uso de pernas e pés. As habilidades corpóreas vão se desenvolvendo da cabeça aos pés, repetindo o processo formativo do feto e o processo do nascimento. No final do primeiro setênio, a criança já deve ter colocado seus pés firmemente no chão, quando ela encarnou na sua própria corporalidade e agora está pronta para o aprendizado no Ensino Fundamental.