Maternal Andorinha

"Crianças são sementes recém germinadas, repletas de possibilidades. Se colocadas em terreno fértil, regadas com amor e orientadas com sabedoria, crescerão fortes, sem medo de mostrar seus dons ao mundo, pois estarão seguras de toda sua grandiosidade." RC

MATERNAL WALDORF

para CRIANÇAS de 3 e 4 ANOS

segunda a sexta

Turma: no máximo 15 crianças com 2 professoras

 

Um espaço preparado com muito carinho, onde a fantasia dos pequenos tem sempre lugar. E um quintal bem gostoso para muito brincar.


“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”

                                                                                                                                                       Rudolf Steiner



Atividades: Nossas atividades são baseadas na Pedagogia Waldorf, as crianças brincam em um ambiente tranquilo e acolhedor, tem contato com a natureza, onde podem desenvolver seus valores e suas capacidades, estimulando sua auto-estima em harmonia com o seu desenvolvimento intelectual. Os brinquedos são de materiais naturais e simples e é incentivado o brincar livre, mantendo-se um ritmo diário com rodas, contação de histórias e outras atividades.

No primeiro setênio a professora conduz a criança a socialização, preservando seu mundo interior. Incentiva sua criatividade e imaginação, além da aquisição de bons hábitos de vida: ritmo, disciplina, e respeito para com os outros. Nesta fase da criança educação é o exemplo.

(mais informações sobre como funciona um Jardim, o educador waldorf e sobre os princípios da Pedagogia Waldorf na página: Tesouros sobre educação)

 

Alimentação: Nossos lanches e refeições são elaborados com verduras orgânicas e cereais integrais diversos. O cardápio é acompanhado por nutricionista. Nos preocupamos em oferecer alimentos saudáveis, evitando doces, principalmente no período da manhã.

 

Algumas das vivências oferecidas: 

- Marcenaria, descobrindo a madeira e o bambu

- Culinária, despertando os sentidos

- Horta Orgânica, sentindo a terra 

- Feltragem, transformando a lã

- Música, afinando os ouvidos


 MANHà

1/2 período: das 08:00 às 12:00 hs. 

manhã  c/ almoço: das 08:00 às 12:30 hs. 

intermediário: das 08:00 às 15:00 hs. (com almoço)

 

 TARDE 

1/2 período: das 13:30 às 17:30 hs.

intermediário: das 10:00 às 17:30 hs. (com almoço)

 

 SEMI-INTEGRAL 

Horário: das 08:00 às 16:00 hs. (com almoço)

 

 INTEGRAL 

Horário: das 08:00 às 17:30 hs. (com almoço)

 

NÃO COBRAMOS TAXA DE MATRÍCULA E NEM TAXA DE MATERIAL

todos os custos já estão incluídos nas parcelas mensais


Na Pedagogia Waldorf, é dada uma importância fundamental à educação no primeiro setênio por se tratar da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico, o veículo que o indivíduo irá usar como meio e instrumento para a concretização de sua missão na Terra. A educação visa proporcionar um corpo são para uma mente sã.

 

Fatos importantes para o desenvolvimento da organização do corpo físico é o meio ambiente de onde vêm os estímulos para a formação dos órgãos sensoriais e o ambiente anímico-espiritual (psicológico) que influenciará mais a formação dos órgãos internos. A saúde do indivíduo para toda sua vida depende, em grande parte, das pré-disposições implantadas nessa fase, em que todas as forças vitais estão empenhadas na formação do organismo corpóreo.

 

Durante seu desenvolvimento, nos três primeiros anos de vida, quando por meio de um grande empenho, a criança conquista o andar ereto, o falar e inicia o processo de pensar, é a fase do aprendizado mais importante da vida. Trata-se das três capacidades intrínsecas do homem que o distinguem do animal. O acompanhamento correto desse processo é a base para a elaboração educacional para berçários e maternais. Quanto menos interferências houver nesses processos, acelerando-os ou deixando de criar condições propícias, tanto melhor para a criança.

 

Outro momento importante entre os dois ou três anos de idade, é quando a criança diz “eu” para si. Antes ela se sentia uma com o mundo, não se distinguia dele; agora, ela se vivencia separada dele, deparando-se inclusive com o “tu” e com as outras pessoas. Antes era egocêntrica, egoísta por natureza; agora, ela vai despertando para o convívio social. A teimosia típica dessa idade deve ser compreendida como uma medição de forças para o conhecimento das capacidades do eu próprio.


"Se tricotarmos corretamente com a criança e fizermos algo que tem sentido [...] então realmente atuamos muito mais intensamente sobre o seu espírito do que quando lhes ensinamos aquilo que nós consideramos como o espiritual."

 Rudolf Steiner