Maternal Colibri

 

"A gratidão cresce no período entre o nascimento e a segunda dentição. A escola precisará fazer tudo o que estiver ao seu alcance para despertar o referido amor universal pelo próximo.

Precisamos providenciar o ambiente mais favorável possível, de modo que a própria criança possa se educar tendo o nosso exemplo diante dela, tal como precisa se educar em decorrência do destino atuante em seu interior." 

Rudolf Steiner

MATERNAL WALDORF

para crianças até 3 ANOS

segunda a sexta

 

Turma: no máximo 8 crianças com 2 educadoras

 

"A criança pequena tem uma enorme necessidade de explorar o mundo. Ela experimenta, descobre, procura, pesquisa. E, assim, aprende! Só assim aprende, melhor dizendo.

 

Mas para que isso aconteça de maneira saudável e plena, a criança pequena precisa estar segura de si, do ambiente que a cerca, das pessoas em quem ela confia, etc. Ou seja, nós, adultos, precisamos das condições para que tudo isso aconteça sem a nossa interferência direta. Por isso o livre brincar!"

 

Em nosso maternal Colibri são utilizados os princípios da Pedagogia Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner, aliados à alguns dos princípios utilizados na abordagem Pikler, criada por Emmi Pikler, dando importância à autonomia das crianças e de suas primeiras experiências, incluindo o cuidado e as relações cotidianas, como o momento de trocar a fralda e de se alimentar.

 

Permitimos que a criança possa se desenvolver em seu próprio tempo, sem ser apressada. Sozinha, ela começa a se dar conta de que suas ações geram consequências e aprende a lidar com isso de maneira natural.

 

Embora tenhamos um ritmo diário com o momento do brincar dentro, do brincar fora e das refeições, cada dia vai se adequando e acontece conforme a demanda das crianças, respeitando seus momentos de dormir ou da necessidade de trocar fralda.

 

 

Para nós a hora dos cuidados também é um momento para as crianças aprenderem. Atividades como alimentar, trocar fraldas e roupas não são feitas “para a criança” mas sim com ela, como uma maneira de desenvolver sua autonomia.

 

O brincar também é muito importante porque é nesse momento que a criança desenvolve várias habilidades. No espaço, nada de brinquedos barulhentos e cheios de luzes que, apesar de estimularem várias respostas na criança, fazem com que elas percam a capacidade de se “autodivertirem”. Oferecemos brinquedos simples e de materiais naturais para que tenha contato com o que é verdadeiro, deixando-a livre para brincar, com o propósito de dar segurança e confiança à criança, através de uma consciência corporal adquirida com essas liberdades.  

Na Pedagogia Waldorf, é dada uma importância fundamental à educação no primeiro setênio por se tratar da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico, o veículo que o indivíduo irá usar como meio e instrumento para a concretização de sua missão na Terra. A educação visa proporcionar um corpo são para uma mente sã.

 

Fatos importantes para o desenvolvimento da organização do corpo físico é o meio ambiente de onde vêm os estímulos para a formação dos órgãos sensoriais e o ambiente anímico-espiritual (psicológico) que influenciará mais a formação dos órgãos internos. A saúde do indivíduo para toda sua vida depende, em grande parte, das pré-disposições implantadas nessa fase, em que todas as forças vitais estão empenhadas na formação do organismo corpóreo.

 

Até aproximadamente os três anos de idade, o cérebro, centro nervoso, está em franco desenvolvimento, cheio de vitalidade, sendo moldado conforme os estímulos vindos do ambiente e pelas experiências corporais que fazem uso da motricidade. As experiências vividas inicialmente em nível corpóreo ficarão gravadas no cérebro e poderão ser usadas posteriormente como base para o pensar. A criança que pôde desenvolver corretamente sua habilidade corpórea natural tem uma boa pré-disposição para um pensar vivo e ativo, posteriormente.

 

Durante seu desenvolvimento, nos três primeiros anos de vida, quando por meio de um grande empenho, a criança conquista o andar ereto, o falar e inicia o processo de pensar, é a fase do aprendizado mais importante da vida. Trata-se das três capacidades intrínsecas do homem que o distinguem do animal. O acompanhamento correto desse processo é a base para a elaboração educacional para berçários e maternais. Quanto menos interferências houver nesses processos, acelerando-os ou deixando de criar condições propícias, tanto melhor para a criança.

 

 

MANHà

 

1/2 período: das 08h00 às 12h00 (4 horas - 2 refeições)        

manhã c/ almoço: das 08h00 às 12h30 (4,5 horas - 3 refeições) 

  

TARDE      

 

1/2 período:  das 13h30 às 17h30 (4 horas - 2 refeições)         

 

INTERMEDIÁRIO      

 

manhã: das 08h00 às 15h00 (7 horas - 3 refeições)

tarde: das 10h00 às 17h30 (7,5 horas - 3 refeições)

  

SEMI-INTEGRAL      

 

das 08h00 às 16h00 (8 horas - 4 refeições)   

 

INTEGRAL      

 

das 08h00 às 17h30 (9 horas e meia - 5 refeições)   

 

NÃO COBRAMOS TAXA DE MATRÍCULA E NEM TAXA DE MATERIAL

todos os custos já estão incluídos nas parcelas mensais

 

 

Alimentação: Todo o cardápio oferecido às crianças é elaborado com verduras orgânicas e cereais integrais diversos, acompanhado por uma nutricionista com formação em Pedagogia Waldorf, respeitando as necessidades de cada fase da criança. A proposta é também levar em consideração as características dos tipos constitucionais da criança, oferecendo o alimento específico que cada uma precisa.