PROJETO ECOLÓGICO

 

           A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. 

 

           O processo também contribui para a redução do aquecimento global. Só em 2015, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, foram geradas cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos no Brasil, o que equivale a 88 mil toneladas de lixo diário. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

 

          Você já ouviu falar em composteiras ou minhocários ou vermicompostagem?

Esse será um processo de compostagem mais rápido que também pode ser feita em casas e apartamentos com o uso da composteira doméstica. O vermicomposto, adubo orgânico gerado a partir desse processo conhecido também como húmus de minhoca, é rico em flora bacteriana e ajuda a fornecer as plantas uma nutrição equilibrada e maior resistência a doenças. 

 

 

No nosso cantinho de separação de lixo temos um recipiente para o lixo que pode ser reciclado e outro para aquele lixo que não é possível reciclar.

 

Temos também dois MINHOCÁRIOS.

Um da turma do jardim e outro da turma do maternal. Uma vez por semana as crianças alimentam as minhocas com cascas de legumes e frutas não ácidas que as professoras separaram para elas.

 

Do ladinho já fica o cesto com as folhas secas recolhidas no quintal para cobrir todo o material que foi colocado.

 

        Lá fora fica a COMPOSTEIRA para os restos de alimentos que as minhocas não comem. 

 

        Também é coberto com folhas secas para que todo o material entre no processo de compostagem sem causar mau cheiro ou criar mosquitinhos.

 

        Produzir uma composteira doméstica pode ser uma ótima opção para quem quer dar um melhor fim para o lixo orgânico e contribuir para o meio ambiente.

 

          Quer fazer a sua?? Então entra em contato com a gente que ficaremos muito felizes em dar todas as dicas.

         

        Também conhecida como algibe, a CISTERNA é um reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de aproveitamento da água da chuva de baixo custo que serve para armazenar água para usos restritos no ambiente doméstico.

 

          O uso de cisternas é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e elas estão disponíveis em vários modelos, formatos e tamanhos, podendo ser instaladas em casas, apartamentos e condomínios.

 

          Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável mas pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar a calçada, molhar as plantas e até no vaso sanitário. 

 

 

        Desta forma tentamos dar o destino correto e mais ecológico ao lixo que produzimos, além de evitar produzir muito lixo que não seja reciclável utilizando sacolas retornáveis para enviar a roupa suja das crianças para casa ou nas compras no mercado e feiras.