Artes manuais

"Mãos que atuam e fazem o bem, 

mãos que trabalham e não se detêm, 

mãos amorosas que os fracos amparam, 

mãos que rezam e sempre rezaram, 

mãos que se elevam num gesto profundo, 

é dessas mãos que precisa o mundo."

                                                                         Rudolf Steiner

              Para Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf não é considerada um sistema educacional, mas uma arte que desperta as habilidades da criança. Uma das ferramentas para alcançar esse fim são os trabalhos manuais. É fazendo e criando que a criança aprende, por isso artesanato, costura, jardinagem, culinária compõem a educação.           

         Desta forma nas escolas Waldorf dá-se grande importância ao trabalho com as mãos, principalmente no ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. 

            A habilidade com os dedos estimula os sentidos e a imaginação, cria um pensamento ágil. A criança em idade escolar exercita-se até chegar a realizar habilmente qualquer atividade manual. Uma atividade externa desenvolve capacidades de sentir e de pensar, pressupõe sempre uma atividade espiritual íntima. Quanto mais esmerada for essa atividade, mais sutil será também o pensamento.

       As artes manuais facilitam o processo de assimilação do aprendizado e propiciam experiência social. A ideia é experimentar, viver o negócio agora e aprender sobre si mesmo lidando com a matéria. 

        As propostas nas aulas de Trabalhos Manuais caracterizam-se por atividades que equilibram o pensar e o fazer e promovem o fortalecimento do querer e do pensar lógico, que são equilibrados pelo lapidar das emoções.

             

“Colocar o jovem  e a criança nos processos do querer e do fazer, faz com que a gente crie seres humanos que vão desejar fazer coisas no mundo e sobretudo fazer positivamente! Educar para a liberdade”

Marcenaria


          No Espaço Infantil Manacá as crianças de 5 e 6 anos, que já estão na preparação para o início do ensino fundamental, fazem semanalmente uma vivência de marcenaria.

          Lidam com a madeira - cortando, lixando e encerando - sempre preparando algum material que será utilizado pelas professoras na sala ou brinquedos para os menores.

          Desta forma trabalham suas mãozinhas, fortalecem as forças do querer e do pensar, criando ou melhorando objetos que são muito úteis para a escola.